Nutrientes de A a Z

Ácido Fólico

Também conhecido como folato, folacina, e ácido pteroilglutâmico, em 1938 o ácido fólico foi reconhecido como elemento essencial na nutrição de galinhas. Em 1945, Spies percebeu que a anemia macrocítica de gestantes era por carência de ácido fólico.

Leia mais

Ácido Pantotênico e Biotina

Pantotênico, nome derivado do grego, significa "por toda parte", indicando a vasta ocorrência desta vitamina. Em 1939, Willians e colaboradores descobriram o ácido pantotênico, substância essencial para o crescimento de leveduras.

Leia mais

Cádmio

O cádmio é encontrado principalmente nos rins, e em menores proporções no fígado e em outros órgãos.

Leia mais

Cálcio e Fósforo

O fósforo está funcional e estruturalmente ligado ao cálcio, razão porque é praxe considerar estes dois minerais em conjunto. O fósforo é o segundo mineral do corpo em nível de ocorrência, representando 1% do peso corporal, o cálcio é o primeiro.

Leia mais

Carboidratos

Os carboidratos, também chamados glicídios ou hidratos de carbono, são a principal fonte de energia da alimentação humana.

Leia mais

Cobalto

O cobalto é principalmente encontrado no fígado, e em segundo plano nos rins, no pâncreas e no baço. Participa da composição da vitamina B12, sendo desta forma bem absorvido.

Leia mais

Cobre

Há cerca de 75 a 150 miligramas de cobre no corpo humano adulto médio. Esta concentração é proporcionalmente maior em recém¬-nascidos. O teor de cobre é maior em pêlos, no coração, nos rins, no cérebro e no fígado.

Leia mais

Cromo

A concentração de cromo no organismo não chega a 6 mg. As crianças têm maior teor desse mineral em seu organismo do que os adultos.

Leia mais

Enxofre e Magnésio

O enxofre é o quarto mineral do corpo em nível de ocorrência, vindo logo depois do potássio. O Magnésio, classificado como macronutriente, está presente no corpo humano na proporção de o,7% no total de cinzas, e na quantidade de 21 g por 70 Kg.

Leia mais

Estanho

Trabalhos de Scwarz e colaboradores revelaram que o estanho estimula o crescimento de ratos. Apresenta propriedades físicoquímicas que o identificam com elementos químicos como o carbono.

Leia mais

Ferro

O ferro é o macronutriente que ocorre em maior quantidade no organismo: 0,15% no total de cinzas e 4,5 g por 70 Kg de peso corporal.

Leia mais

Flúor

O esqueleto de uma pessoa de média estatura contém cerca de 2,6 g de flúor. O esmalte do dente apresenta elevada concentração desse mineral.

Leia mais
  1  23

Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.