Manganês

Manganês

 Manganês

 

Ocorrência

O manganês está presente na quantidade de 10 a 20 mg no corpo humano, e concentra-se principalmente no ambiente intracelular, no nível das mitocôndrias.

 

Funções básicas

O manganês funciona como importante co-fator para muitas enzimas. Por exemplo, ele é necessário à atividade de enzimas como a arginase, relacionada à síntese de uréia, e a piruvato-carboxilase, ligada ao metabolismo energético. A síntese de mucopolissacarídios da cartila¬gem requer manganês, bem como a utilização de glicose. Ultimamente vem sendo estudado o envolvimento deste nutriente com a atividade de vários hormônios e com os ácidos nucléicos.

 

Carência

Estudos sobre a carência de manganês em animais mostraram que ele é, sobretudo, necessário para a reprodução. Animais com deficiência deste mineral geraram filhotes com anomalias congênitas. A deficiência de manganês em seres humanos ainda não está bem configurada; trabalhos de Henkin, entretanto, revelaram que sintomas como perda de peso, dermatite, náuseas e vômitos ocasionais, e alterações da coloração e do crescimento da barba e dos cabelos, podem ser associados à deficiência de manganês.

 

Necessidades nutricionais

Embora a necessidade nutricional de manganês ainda não esteja bem definida, a FAO/OMS sugere que a ingestão de 2 a 3 mg/dia é adequada para adultos. Uma dieta normal rica em cereais integrais, leguminosas e vegetais certamente fornece todo o manganês necessário.

 

Fontes alimentares

Os alimentos de origem animal são fontes pobres de manganês. Ele está presente em teores apreciáveis em alimentos como cereais integrais, aveia, farelo de trigo, leguminosas, nozes, alho, folhas de beterraba, alface, abacaxi e morango. Muitas frutas e outros vegetais têm a sua concentração de manganês diretamente dependente do teor do solo.

 

 

Teor de manganês em alguns alimentos (mg em 100g):

Agrião

3,60

Alface

5,01

Amendoim

15,68

Arroz integral

8,00

Aveia

39,48

Banana

8,20

Beterraba

5,37

Centeio

31,15

Cevada

15,09

Espinafre

7,00

Feijão

16,37

Milho

4,97

Nozes

31,15

Pêssego

6,65

Trigo

34,19

 

 


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.