CARQUEJA

CARQUEJA

CARQUEJA
(Baccharis crispa).
 
 
FAMÍLIA: Compostas.
 
OUTROS NOMES: Também conhecida sob o nome, pouco usado, de carque.
 
DESCRIÇÃO: É uma planta que cresce até 1 metro, mais ou menos, de altura. As folhas são substituídas por listras aladas, membranáceas e verdes, que acompanham as hastes em toda a sua extensão vertical.
 
USO MEDICINAL: Emprega-se, em forma de chás (dose regular), para: Anemia, cálculos biliares, diarréias, enfermidades da bexiga, do fígado, dos rins, má digestão, má circulação do sangue, icterícia, inflamação das vias urinárias, diabetes.
Devido ao seu efeito dissolvente, diurético, e depurativo, a carqueja presta bons serviços também em casos de: gota, reumatismo, feridas, chagas venéreas, e mesmo em casos de lepra. Para estes fins, além de tomar-se o chá de carqueja, fazem-se também abluções com uma decocção forte (60 gramas para 1 litro de água) dessa planta, sobre as partes afetadas.
As carquejas também dão bons resultados em anginas e inflamações da garganta, casos em que se fazem gargarejos com uma decocção da planta. 
 
PARTE USADA: Toda a planta.

Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.