PARIPAROBA

PARIPAROBA

PARIPAROBA
(Piper umbellatum, Piper sidefolium, Piper hilarianum, Piper peltatum, Piper macrophyllum, Cissampelos caapeba, Piperonia umbellata, Heckeria umbellata, Potomorphe umbellata).
 
 
FAMÍLIA: Piperáceas.
 
OUTROS NOMES: Capeúa, aguaxima, malvaísco, caapeba. Há outras plantas igualmente conhecidas pelo nome de caapeba.
 
DESCRIÇÃO: Arbusto de até um metro e meio de altura. Caule nodoso. Ramos erectos. Folhas grandes, largas, cordiformes. Inflorescência em pequena espiga. Flores aromáticas.
 
USO MEDICINAL: A pariparoba tem muitas aplicações na medicina caseira.
As folhas são emolientes, desobstruentes.
Por infusão, em dose normal, usa-se o chá das folhas para combater os resfriados.
O mesmo chá se usa para combater o escorbuto e a escrofulose. Continua-se com o tratamento durante vários meses.
Para combater a atonia estomacal escorbútica, tomam-se 20 gotas do suco das folhas frescas, em um copo com água, duas vezes ao dia.
As sementes também têm aplicação na medicina. Secam-se e reduzem-se a pó. Este pó, misturado com óleo de linhaça, dá bom resultado na pleurisia. Aplica-se, em forma de cataplasma, nas costas, na região dos pulmões.
A mesma mistura se aplica também sobre tumores e furúnculos, para ajudar a apressar o processo maturativo.
A raiz é sudorífica, estomáquica, diurética, e febrífuga.Emprega-se, por decocção, dose normal, nas moléstias do fígado e do baço, e na icterícia.

Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.