SUMARÉ

SUMARÉ

SUMARÉ
(Cyrtopodium punctatum, Cyrtopodium brasiliensis).
 
 
FAMÍLIA: Orquidáceas.
 
OUTROS NOMES: Rabo-de-tatu, bisturi-do-mato, lanceta-milagrosa, cola-de-sapateiro.
 
DESCRIÇÃO: É uma espécie de orquídea, encontrada sobre os espiques de palmeiras e árvores expostas. Caule invaginado, de até 1 metro de altura. Do ápice de cada haste partem 6 a 8 folhas alternas, semelhantes às folhas embrionárias dos coqueiros, fortemente recurvadas, lanceoladas, longamente acuminadas, com até 60 cm de comprimento. Inflorescência em forma de corimbos. Perfloração irregular. Brácteas membranosas, longamente lanceoladas, acuminadas, onduladas, densamente maculadas de um verde-amarelo, riscadas transversalmente de vermelho-escuro. Flores de sépalas ovais, oblongas, algo agudas, ondulosas, amarelo-esverdinhadas (maculadas), com riscas transversais cor de castanha; pétalas oblongas, obtusas, ondulosas, amarelo-claras, com pequenas manchas vermelhas na parte central e na base.
 
USO MEDICINAL: Extrai-se o suco da planta. Embebe-se o algodão (algodão de farmácia) no suco e passa-se nos abscessos, furúnculos, epiteliomas, etc.
Prepara-se, do cozimento da planta, um xarope contra a coqueluche e tosses rebeldes.
 
PARTE USADA: Toda a planta. 

Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.