Celulite

Celulite

 Que é celulite?

 

Celulite é uma bolsinha contendo prin­cipalmente gordura, que se vai armazenando no tecido conjuntivo sob a pele.

A causa é ainda objeto de muita polêmica. Acreditam os estudiosos que a falta de exercícios físicos, a obesidade e certa predisposição hereditária constituem a melhor explicação para a origem desse mal.

 

Estilo de vida e dieta — os culpados

 

Os naturistas enfatizam o estilo de vida malsão do homem e, particularmente, da mulher moderna. A dieta errada, indisciplinada, com muita gordura, fritura, lanches ligeiros, açúcar e produtos de origem animal, é a grande culpada. A prisão de ventre é outra vilã. Para corrigi-la, utilizar farelo de trigo às refeições, e substituir o desjejum por ma­mão, durante bom tempo.

Cigarro, álcool e excesso de sal e doces são provavelmente os piores inimigos da pele e da estética corporal. Café, chocolate e refrigerantes também precisam ser descartados neste programa.

 

Banhos

 

Os banhos e os exercícios são muito indicados como auxiliares no aumento da resistência global. Deve-se caminhar diariamente alguns quilômetros, descontraidamente, e praticar exercícios respiratórios. O banho de tronco e as fricções com toalha fria de manhã são particularmente úteis. Ver página 105.

São recomendados os banhos de vapor ou sauna, se não houver contra-indicação médica. Banhos de imersão em água morna com sal marinho são também prescritos. Banhos de imersão em água com essência de cipreste e sálvia são recomendados por alguns esteticistas. Os próprios banhos de mar são saudáveis.

 

Argila

 

Cataplasmas locais e abdominais de argila são recomendadas pelos naturopatas. Aplicar argila limpa, embebida em água, sobre a barriga e os pontos de celulite, duas horas por dia.

 

Exercícios físicos

 

Tonificam os músculos e previnem a formação de estrias e celulite. Devem ser praticados com regularidade, sob orientação. Exercícios esporádicos e extenuantes fazem mais mal do que bem.

 

Relaxamento

 

O estresse é também, na opinião de estudiosos, fator de agravamento para as estrias, ao manter os músculos sob contínua tensão. Para relaxar, vale aquela regra de exercitar a serenidade mental e a confiança em Deus. Os exercícios respiratórios­ ajudam, também, consideravelmente.

 

Exercícios respiratórios

 

A respiração correta, tão simples como negligenciada, ajuda a aumentar a vitalidade do organismo, sendo útil na manutenção da saúde da pele e tecidos subjacentes.

Você já observou como respira uma criança, um recém-nascido? É a “barriguinha” ou o tórax que se movimenta com a entrada e a saída do ar? Agora perceba como você respira, como respira um adulto. Que diferença lhe chamou a atenção?

O recém-nascido expande principalmente a “barriguinha” enquanto respira. O adulto, em geral, movimenta furtivamente o tórax. Os hábitos fisio­lógicos da criança dão-nos a noção adequada do padrão genético e instintivo das relações entre o organismo humano e o meio. A artificialização de nosso sistema de vida provocou inúmeras mudanças nesse padrão, o que muitas vezes se demonstra cruelmente nocivo à saúde. Precisamos reaprender a respirar corretamente se quisermos salvar o organismo dos processos degenerativos que o assediam, como o câncer.

Está ao seu alcance reaprender o modo fisiológico de respirar. Sua capacidade de raciocínio, além do humor e da saúde, só terão a lucrar. Essa medida pró-saúde é de inestimável valor e não custa um tostão. Veja como fazer a terapia respiratória:

Sente-se, algumas vezes por dia, numa cadeira confortável. Com as costas retas, respire profunda e compassadamente. A respiração correta ou diafragmática requer a expansão do abdome, como vimos. Você sente algo como um balão inflável dentro da barriga. Esvazie a mente de preocupações.

Caminhe descansadamente por uma rua tranqüila e arborizada, ou, de preferência, num bosque, respirando corretamente.

A vantagem dessa terapia, a mais natural de todas, é que não existem contra-indicações. Pode ser aplicada praticamente em qualquer lugar (de preferência onde haja menos poluição do ar), em qualquer momento e em qualquer condição. É sempre benéfica.

 

* Adote alimentação saudável, mas só observe programas mais rigorosos de dieta sob orientação profissional.

Um dos piores “bichos-papões” da estética feminina, a celulite, rende hoje bilhões de dólares para a indústria de cosméticos. A experiência mostra, entretanto, que a maioria dos produtos para a celulite não exibe qualquer efeito digno de nota.

Dieta terapêutica natural*

Um regime rico em frutas e hortaliças, à base principalmente de sucos, vem sendo adotado em clínicas naturistas, recomendado na prevenção e no emagrecimento:

Nos primeiros dias (dois ou três dias), só sucos de três em três horas:

8h — bebida alcalinizante (ver como preparar à página 138)

10h — suco de laranja.

13h — suco de cenoura.

16h — suco de melão.

19h — suco de maçã.

Nas semanas seguintes (duas ou três semanas), sugere-se adotar dieta alcalinizante, como a seguinte:

Uma hora antes do desjejum (ou esporadicamente em lugar dele), bebida alcalinizante (ver como preparar à página 138).

Desjejum de fruta ou suco de fruta.

Almoço: salada de rabanete, grão-de-bico, brotos e folhosos; legumes cozidos ao vapor, em que predomine o brócolis, arroz integral e tofu.

Jantar: frutas com sementes de girassol e um pouco de coalhada magra. As frutas mais recomendadas são: figo, maçã, mamão e pêra.

Terminada a desintoxicação, é imperioso mudar os hábitos, adotando dieta frugal e ingerindo bastante líquido.

Plantas

Centelha-asiática — Os estudiosos desta planta, famosa no Oriente, salien­tam a propriedade de estimular os fibroblastos e equilibrar a produção de fibras colágenas. Recomendam-na contra as gorduras localizadas, as estrias e a celulite. Tomar de três a seis cápsulas de 250mg ao dia, ou às principais refeições.

O uso de plantas depurativas, digestivas e diuréticas tem servido de inestimável ajuda na desintoxicação orgânica, o que corresponde a profunda “faxina” interna. Assim cria-se, de acordo com os princípios da vida natural, ambiente menos favorável ao aparecimento da celulite. Sugestão de associações de plantas: chapéu-de-couro com bardana e espinheira-santa; tanchagem com chapéu-de-couro e dente-de-leão; boldo-do-chile, bardana, cavalinha e alfavaca. Indicam-se três ou quatro xícaras ao dia do decocto (cozimento) dessas associações herbais. Duas colheres, das de sopa, das ervas para meio litro de água.

* Estas indicações são tradicionais. Deve haver uma investigação das causas.

Você sabia?

Dente-de-leão (Taraxaco officinale)

É indicado para combater icterícia e inchações.*

Modo de usar: 2 a 3 colheres do suco fresco ao dia. Ou ferver 2 colheres, das de sopa, da planta fresca picada em ½ litro de água: 2 a 3 xícaras ao dia.

 


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.