Menstruação, Distúrbios da

Menstruação, Distúrbios da

 Plantas da mulher

 

Há inúmeros problemas da menstruação. Nesta obra abordamos vários. Ver amenorréia (parada da menstruação), dismenorréia (cólica menstrual), DIP (doença inflamatória da pelve), endometriose, leucorréia, menorragia etc.

Os manuais de fitoterapia consideram “plantas da mulher”:

Agoniada — Muito útil nas menstruações difícieis. Derramar meio litro de água fervente sobre uma colher, das de sopa, das folhas picadas, e tomar de duas a três xícaras ao dia.

Camomila — Considerando a influência decisiva do estresse sobre as doenças do sistema reprodutor feminino, o uso da camomila é considerado sem rival entre os fitoterápicos. Na parte da tarde, tomar duas xícaras do infuso das flores. Uma colher, das de sopa, para 300ml de água. Derramar água fervente sobre a planta.

Mil-folhas (ou mil-em-rama) — É uma entre muitas outras plantas que merecem ser chamadas “plantas da mulher”. Conta antiga lenda grega que um centauro teria usado essa planta para tratar uma ferida no herói Aquiles, que se restabeleceu completamente. Por isso, seu nome científico é Achillea millefolium (Achillea vem de Aquiles). Hoje, sabe-se que possui propriedades emenagogas, sendo muito útil contra cólicas menstruais. Preparar o chá com toda a planta: derramar meio litro de água fervente sobre uma colher, das de sopa, da planta. De duas a três xícaras ao dia.

Dong-quai — Usada pelos chineses há milênios, essa planta é, na China, a verdadeira planta da mulher. Disponível em lojas de produtos naturais.

Indicamos, nas outras doenças aqui já abordadas relacionadas à menstruação, inúmeras outras plantas.

 

Você sabia?

É tradicionalmente indicada para combater cãibras, catarro, eczema e sarna.

Modo de usar: Derramar ½ litro de água fervente sobre 2 colheres, das de sopa, da planta picada. Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. Contra sarna, eczema e contusões, banhar o local com o chá concentrado.­

Mil-em-rama (Achillea millefolium)

 


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.