Faringite

Faringite

 Para maiores informações, ver amigdalite.

A faringe é um tubo muscular membranoso que se estende da região nasal até a laringe (nasofaringe, orofaringe e laringofaringe), onde começa o esôfago. Participa no processo de deglutição e na condução do ar ao aparelho respiratório.

Faringite é a inflamação da faringe e se manifesta por avermelhamento e grânulos na mucosa. Há dor, dificuldade de deglutir e pode haver rouquidão. Os gânglios próximos costumam inchar.

 

Causas

 

Os distúrbios que acometem a faringe têm, no entender dos natu­ropatas, as mesmas causas da amigdalite: originam-se no intestino, ou na irritação proveniente do cigarro e da poluição. Existe a hipótese da causa alérgica. Vírus e bactérias que atacam a faringe são oportunistas, ou seja, atacam quando as defesas enfraquecem.

 

Prevenção da faringite

 

Para evitar a faringite, adotar dieta saudável, sem açúcar, frituras e outros falsos alimentos (ler capítulos 4 e 5).

Em amigdalite você encontrará um plano mais completo de tratamento.

 

Sugestões naturais*

* Sugestões naturais podem apresentar, na prática, bons resultados, mas não suprimem o estudo das causas e a orientação médica.

 

Para aliviar a faringite, uma das condutas indicadas pelos naturopatas é desimpedir os intestinos (se preciso, usar lavagem).

Substituir refeições por suco de fruta, ou fruta (por exemplo, comer fruta, exclusivamente, no jantar ou no desjejum). Pode-se usar suco de maçã ou de laranja, preparado na centrífuga. Não usar açúcar. Manter repouso.

Aplicar argila na região do abdome, duas horas por dia.

Chá de tanchagem, gengibre, alecrim, alfavaca e malva, com própolis, várias vezes ao dia. Misturar as cinco plantas, uma colher, das de sopa, para 250ml de água. Ferver e filtrar. Duas a três xícaras ao dia. Deglutir vagarosamente. Tomar vários goles ao longo do dia. Fazer gargarejos com chá concentrado de cipó-chumbo, tanchagem, alfavaca, e suco de romã, ou suco de mostarda ou com o chá das mesmas plantas, mais concentrado.


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.