Ferimentos

Ferimentos

 O organismo dispõe de recursos fantásticos para reparar lesões. Pequenos ferimentos recuperam-se normalmente sem complicações dentro de pouco tempo. Além da assepsia, que envolve lavagem com água, sabão neutro e uso de água oxigenada, é preciso que o organismo apresente boas condições de saúde para que a cura venha rápido. No caso de diabetes me­lito, a cicatrização é mais difícil. Quando o paciente é hemofílico, o estanca­mento da hemorragia é complicado. Em todos os casos os naturistas recomendam que o sangue esteja “limpo” para favorecer a cura de ferimentos e traumas em geral.

 

Sugestões dietéticas

Plantas*

 

Alho

 

Uma curiosidade: O alho foi empregado nos hospitais como anti-séptico na Primeira Guerra Mundial. Chumaços de um tipo de musgo, o esfagno, eram esterilizados, embebidos em suco de alho diluído em água, e envoltos em algodão fino, para uso como curativo em feri­mentos expostos.

 

Outros procedimentos

 

Em caso de contusão, aplicar compressas de gelo nas primeiras 24 horas.

* As plantas aqui citadas são empregadas por clínicas naturistas ou medicinas tradicionais, e as doses são também tradicionais. Lembrete: Não suprimir a orientação médica.

Adotar dieta saudável (ver capítulos 4 e 5), naturista, e substituir, por alguns dias, uma refeição por maçã, exclusivamente. Se houver prisão de ventre, combinar maçã com mamão.

Lavar o local com o decocto forte de uma das seguintes plantas: alfavaca, cavalinha, camomila, eucalipto, carqueja, mil-em-rama.

Aplicar no local, depois de limpo, uma compressa de confrei. Modo de preparar:

Cortar as folhas e deitar sobre elas água fervente. Depois de frias, colocá-las, maceradas, entre pedaços de gaze. Aplicar diretamente. Pode-se aplicar o sumo de confrei com algodão. Observar rigorosamente os princípios de limpeza.

 

 


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.