Glossite

Glossite

 Que é glossite? Como se manifesta?

 

Glossite é a inflamação da língua. Geralmente ocorre como resultado de doença carencial, por falta de vitaminas A e B (principalmente vitamina B2 ou riboflavina). Há também glossites infecciosas, como a que resulta da blastomicose sul-americana ou candi­díase oral (sapinho). Esta última começa­ com o aparecimento de placas esbran­­­quiçadas na língua. Entre os fumantes inveterados é comum surgir a “língua negra pilosa”, um tipo de glossite com manchas negras na base da língua.

Há casos de glos­site provocada por alergia a certos aditivos químicos dos alimentos industrializados, como os conservantes BHA e BHT, usados freqüentemente em preparações, como batatas fritas, flocos de cereais e muitas outras.

 

 

Tratamento

 

É preciso estudar e combater a causa. Quando há deficiência de vitaminas, o uso de lêvedo de cerveja (pelo menos doze comprimidos diários de 500mg) e geléia real (de 2 a 4g diários) associados ao suco de cenoura com salsão (um copo duplo antes do almoço) ajudam a remitir o mal.

A glossite provocada pelo fumo exige o abandono do vício, seguido de boa desintoxicação, e o uso de suplementos vitamínicos (os mesmos já citados).

O “sapinho”, comum em crianças, pode ser resultado de deficiência imunitária provocada por doenças subjacentes, que costumam envolver má nutrição. Corrigindo-se a dieta da criança (retirando-se o açúcar, substituin­do-se alimentos industrializados, tanto quanto possível, por alimentos naturais nutritivos e corrigindo-se eventuais deficiências), o problema tende a melhorar. Casos mais renitentes poderão exigir o uso de violeta-de-genciana ou antifúngicos.

A equinácea é planta muito indicada no aumento da capacidade imunitária. À venda em boas casas de produtos naturais. Na bula há indicações sobre o uso tradicional.

 

 

“Si tibi defíciant médici, médici tibi fiant haec tria: mens laeta, réquies, moderata diaeta.”

Se te faltam médicos, três coisas lhe farão as vezes:

Espírito alegre, repouso e dieta moderada.”

Escola Salernitana (1852) Nápoles


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.