Infertilidades

Infertilidades

Vários são os fatores de infertilidade:

 

Doenças dos testículos, como males congênitos, traumatismo, lesões por caxumba, radiação, torção do cordão espermático, varicocele, intoxicação por drogas e produtos químicos, como quimioterápicos, agrotóxicos, solventes orgânicos.

Doenças hormonais, como deficiência na síntese de testosterona e certos distúrbios hipofisários, tireoideanos e supra-renais.

Doenças da próstata e das vesículas seminais, como prostatites, cistos, obstruções e ausência congênita de vesículas seminais. A vasectomia interrompe as vias seminais.

Outros fatores, como impotência e fatores imunitários.

 

Para a mulher:

 

Causas

Infecções: Doenças como gonorréia, e infecção por chlamydia inflamam e obstruem a trompa, levando à esterilidade. Muitas doenças sexualmente transmissíveis podem ter esse efeito.

Miomas: Os fibromiomas são causa ativa de obstrução mecânica e de esterilidade.

Doenças hormonais, principalmente aquelas relacionadas aos hormônios sexuais e as que favorecem o surgimento de miomas (ver fibromas).

Doenças nos ovários, que afetam substancialmente o equilíbrio hormonal.

Intoxicação por drogas, radiação e uso de anticoncepcional.

Fatores imunitários e psíquicos também interferem no grau de fertilidade feminina.

Tendência a abortos espontâneos. Ver aborto.


Tratamentos

O tratamento dependerá da causa da infertilidade, e deve ser estabelecido por um médico. Os naturopatas entendem que o estilo de vida agressor à saúde, característico dos tempos modernos, em algumas pessoas traz conseqüências para sua capacidade reprodutiva. A seguir sugestões dos naturopatas:

1. Desintoxicação: de três a quatro vezes na semana, substituir uma refeição (como desjejum ou jantar) por melão, exclusivamente. Demais refeições nutritivas e saudáveis. Para uma alimentação saudável, ver capítulos 4 e 5 (página 31).

2. Suplementos nutricionais, como a geléia real (de 2 a 4g diários), levedura de cerveja (de nove a quinze comprimidos de 500mg diários) e óleo de germe de trigo (de três a seis cápsulas de 500mg diárias).

3. Cultivo da serenidade mental.

2. Exercícios físicos moderados, orientados, como natação, ciclismo e caminhadas regulares diárias.

3. Um banho genital diário.*

4. Uma aplicação pélvico-abdominal de argila diária, ou três vezes por semana.*

 

 

* A hidroterapia, a geoterapia e outros tratamentos naturais aqui citados são empregados por medicinas tradicionais ou clínicas naturistas. Lembrete: não suprimir a orientação médica.

 

 


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.