Laringite

Laringite

 Laringite é a inflamação da laringe.

Laringe é um órgão especializado do aparelho respiratório, localizado entre a traquéia e a base da língua, no qual se situam as cordas vocais. Apresenta formato de tubo, com estrutura cartila­ginosa. Serve de conduto do ar para a traquéia. A glote é o espaço delimitado pelas cordas vocais que interrompe a passagem entre a laringe e a traquéia quando as cordas vocais estão fechadas.

A inflamação da laringe produz necessariamente alteração na qualidade da voz, ou rouquidão.

Rouquidão persistente deve ser avaliada quanto antes por um médico.

 

 

Sugestões naturais

Tomar dois goles de chá de angélica, morno, de meia em meia hora, até que os sintomas se aliviem.

São considerados muito bons os gargarejos com chá forte de tanchagem e casca de cebola, que se podem repetir a cada duas horas.

Também podem-se mascar pequenos pedaços de gengibre, ou mastigar algumas sementes de mamão.

Chá de pulmonária, morno, tomado lentamente (duas xícaras ao dia), é outra indicação muito útil. Escolher um desses procedimentos. Dosagem tradicional: Uma colher rasa, das de sopa, da planta seca para cada duas xícaras de água. Deixar ferver por três minutos. Coar. Nos gargarejos, pode-se usar o triplo dessa dose.

Compressas aquecedoras à garganta ajudam a aliviar as crises.

Como fazer: Molhar em água, à temperatura ambiente, um pano de algodão; torcer e aplicar, dobrado, sobre a parte anterior do pescoço. Assim que esquentar, molhar novamente em água, à temperatura ambiente. Repetir esse procedimento três ou quatro vezes.

Mais tratamentos você encontrará em afonia.


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.