Miocardite

Miocardite

 Causas

 

São várias:

1. Infecciosas: vírus, bactérias (como na difteria) ou doença de Chagas, por exemplo.

2. Agentes químicos: pesticidas agrícolas, entre outras substâncias tóxicas, podem causar miocardite.

3. Agentes físicos: podemos citar como exemplo a radioterapia, que pode ter a miocardite como efeito colateral.

Entre as miocardites provocadas por agentes infecciosos, destacam-se as ocasionadas pelo vírus Coxsackie B (responsável por miocardites graves nos lactentes), o vírus da mononucleose e o vírus da poliomielite. As bactérias mais freqüentemente associadas à miocardite são as da febre reumática e os da difteria. Em crianças, a miocardite diftérica é não raro fatal.

Na doença de Chagas (tripanos­somíase), ocorre a miocardite tropical, que se cronifica e aparece associada ao processo de dilatação do coração (insuficiência cardíaca congestiva, ou ICC).

Sintomas e tratamento

 

No começo, o paciente apresenta cansaço, dificuldade de respirar, palpitações, febre persistente, e às vezes, dor no peito. Poderão ser necessários exames, como o ecocardiograma e a cintilografia. Em casos especiais, o médico poderá requisitar a biópsia mio­cárdica através de cateterismo. Há risco de embolia pulmonar.

O tratamento dependerá da causa (doença de Chagas, febre reumática etc.). O paciente deve manter repouso, já que o esforço físico súbito pode determinar até a morte do doente. A alimentação deve ser leve (evitar o excesso de líquido e sal), composta de frutas, torradas, coalhada magra, mel de abelhas, legumes, cereais integrais. Sugere-se tradicionalmente a própolis, cerca de quinze gotas diárias de solução a 30% divididas em três doses, com um pouco de suco de limão e mel. Deve-se obter permissão médica para qualquer tratamento.

Miocardite é a inflamação aguda ou crônica do miocárdio, músculo do coração.

 


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.